Uma das principais armas do governo para tirar o Pais da crise global em 2008/9 foi estimular a venda de automóveis com incentivos fiscais. Em 2010, foram licenciados 3,52 milhoes de veículos, mais que o dobro dos 1,49 milhao de 2000. A frota atual e de 32,5 milhoes de carros, ônibus e caminhões.
Com o aumento da frota em cirulacao o consumo de derivados de petróleo supera a produção local e impulsiona as exportações, como aumentou a demanda por cana de açúcar (que se encontra em um período de entressafra, que vai de dezembro a abril de cada ano) no Brasil, parte da cana virou açúcar ao invés do etanol, com isto o preço do etanol subiu mais de 10% nos últimos 2 meses fazendo com que os propietarios de carros flex optassem pelo uso da gasolina.
Hoje so vale a pena usar o etanol se este representar menos de 70% do valor da gasolina, como em alguns postos este índice chega a ate 90%, a grande maioria esta optando por utilizar a gasolina, causando então escassez do produto e fazendo com que o Brasil tenha que importar. Esta situação poderá provocar um déficit de ate USD 18 Bilhoes na balança de derivados de petróleo deste ano. Em 2010, as importações de derivados ultrapassaram as exportações em US$ 13 bilhoes, segundo o Ministerio do Desenvolvimento.
Durante anos a Petrobras teve de buscar formas de desovar, externamente, o excesso de gasolina criado para dar lugar ao etanol. Agora e compelida a importar gasolina. Ao rigor da lei vigente, prejudica seus acionistas, dos quais o maior e o povo brasileiro, e impede a atuação da concorrência. Não se trata de defender a Lei de Politica energética, mas de lembrar que leis devem ser cumpridas ou mudadas, e que somente a vontade do governo não pode suplanta-las. O imbróglio atual decorre da atitude de surfar as ondas favoraveis e da incapacidade de formular políticas coerentes para enfrentar as situações previsíveis e de criar os mecanismos institucionais transparentes e a coragem para implementa-las.
Mesmo com um pais auto-suficiente na produção de petróleo, mas tendo que expandir suas refinarias para atender a demanda interna e comparando (comparativo: hoje o galão de gasolina nos EUA esta em torno de USD 4,00 o galão, ou seja, USD 1,11/litro e no Brasil o litro esta em torno de R$ 3,00 = USD 1,88/litro) com os EUA que hoje e um dos maiores importadores de petróleo do mundo, como podemos justificar uma gasolina ainda 70% maior do que o preço nos EUA?
Texto Escrito por: Carlos Bispo Data: 5/5/2011
Um comentário:
Legal. Ao mesmo tempo é bom para me atualizar sobre o que se passa na terrinha. Abraços. Marco Veloso.
Postar um comentário