Era 1954 quando
Ray Kroc descobriu que um único restaurante localizado em San Bernardino,
Califórnia, usava 8 de suas máquinas de milk-shakes ao mesmo tempo. Intrigado
com esse fato inusitado, ele resolveu fazer uma visita ao cliente.
O que ele
encontrou foi uma metodologia de produção industrial aplicada a restaurantes.
Os irmãos Maurice (Mac) e Richard (Rick) tinham desenvolvido um sistema de
self-service de sucesso para servir hambúrgueres, fritas e milk-shakes. Hoje,
essa é a norma da indústria de fast-food.
Ray Kroc saiu da Califórnia com um
contrato para expandir a rede com franchising em quase todos os estados
americanos. O resto é história. Atualmente há mais de 36 mil McDonald’s
espalhados pelo mundo.
O que pouca gente sabe é que no começo Ray
Kroc tinha muita dificuldade de encontrar franqueados que tivessem bolso para
bancar a compra de terreno e construção das lojas. Isso dificultava a expansão
tornando todo o processo muito lento.
Até que um de seus funcionários teve uma
ideia genial para apressar as coisas. Este funcionário sabia que existiam
investidores dispostos a comprar terrenos e construir imóveis para aluguel, mas
também sabia que esses investidores provavelmente não gostariam de ficar
fazendo hambúrgueres.
A ideia foi usar o capital desses
investidores para bancar a expansão da rede. Eles descobriram que existiam
investidores com dinheiro de sobra para o negócio imobiliário.
O franqueado não precisava mais ter tanto
capital, pois pagava o aluguel com o fluxo de caixa da venda de hambúrgueres.
O McDonald’s cobrava um ágio sobre o preço
de aluguel combinado com o investidor imobiliário. Os relatos são que este ágio
chegava a incríveis 40% - ou 5% das receitas do restaurante -, o que fosse
maior.
Dessa forma o McDonald’s tinha o melhor
negócio imobiliário do mundo, pois recebia aluguéis sem investir em imóveis.
Genial. Tão bom que o modelo de negócios continua até hoje, mas com
modificações.
O McDonald’s hoje tem recursos para
comprar os imóveis. O balanço de 2014 indicava que a cadeia de restaurantes
tinha US$ 39 bilhões investidos em propriedades gerando aluguéis e outras
receitas que representam 70% do resultado operacional da companhia.
Em outras palavras, desde muito cedo Ray
Kroc e sua equipe descobriram a mina de ouro que é um bom negócio imobiliário.
Desde então, o McDonald’s administra o negócio para maximizar este resultado e
criar valor os seus acionistas.
Quem diria que o negócio principal do
McDonald’s não são os hambúrgueres?
Nenhum comentário:
Postar um comentário