domingo, 27 de setembro de 2015

Um dos maiores discursos da história da humanidade...muito válido para os dias atuais!!!


“O Grande Ditador”
Filme lançado em 1940
Discurso de Charlie Chaplin (Traduzido em Português)
Texto original em inglês (http://luis.impa.br/chaplin.html)
"Desculpem-me, mas eu não quero ser um Imperador, esse não é o meu objectivo.  Eu não pretendo governar ou conquistar ninguém.
Gostaria de ajudar a todos, se possível, judeus, gentios, negros, brancos. Todos nós queremos ajudar-nos uns aos outros, os seres humanos são assim. Todos nós queremos viver pela felicidade dos outros, não pela miséria alheia. Não queremos odiar e desprezar o outro. Neste mundo há espaço para todos e a terra é rica e pode prover para todos.

O nosso modo de vida pode ser livre e belo. Mas nós estamos perdidos no caminho.

A ganância envenenou a alma dos homens, e barricou o mundo com ódio; ela colocou-nos no caminho da miséria e do derramamento de sangue.

Nós desenvolvemos a velocidade, mas sentimo-nos enclausurados:
As máquinas que produzem abundância têm-nos deixado na penúria.
O aumento dos nossos conhecimentos tornou-nos cépticos; a nossa inteligência, empedernidos e cruéis.
Pensamos em demasia e sentimos bem pouco:
Mais do que máquinas, precisamos de humanidade;
Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura.

Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

O avião e o rádio aproximaram-nos. A própria natureza destas invenções clama pela bondade do homem, um apelo à fraternidade universal, à união de todos nós. Mesmo agora a minha voz chega a milhões em todo o mundo, milhões de desesperados, homens, mulheres, crianças, vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Para aqueles que me podem ouvir eu digo: "Não se desesperem".

A desgraça que está agora sobre nós não é senão a passagem da ganância, da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano: o ódio dos homens passará e os ditadores morrem e o poder que tiraram ao povo, irá retornar ao povo e enquanto os homens morrem [agora] a liberdade nunca perecerá…

Soldados: não se entreguem aos brutos, homens que vos desprezam e vos escravizam, que arregimentam as vossas vidas, vos dizem o que fazer, o que pensar e o que sentir, que vos corroem, digerem, tratam como gado, como carne para canhão.

Não se entreguem a esses homens artificiais, homens-máquina, com mentes e corações mecanizados. Vocês não são máquinas. Vocês não são gado. Vocês são Homens. Vocês têm o amor da humanidade nos vossos corações. Vocês não odeiam, apenas odeia quem não é amado. Apenas os não amados e não naturais. Soldados: não lutem pela escravidão, lutem pela liberdade.

No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito:
"O reino de Deus está dentro do homem"
Não um homem, nem um grupo de homens, mas em todos os homens; em você, o povo.

Vós, o povo tem o poder, o poder de criar máquinas, o poder de criar felicidade. Vós, o povo tem o poder de tornar a vida livre e bela, para fazer desta vida uma aventura maravilhosa. Então, em nome da democracia, vamos usar esse poder, vamos todos unir-nos. Lutemos por um mundo novo, um mundo bom que vai dar aos homens a oportunidade de trabalhar, que lhe dará o futuro, longevidade e segurança. É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder, mas eles mentem. Eles não cumprem as suas promessas, eles nunca o farão. Os ditadores libertam-se, porém escravizam o povo. Agora vamos lutar para cumprir essa promessa. Lutemos agora para libertar o mundo, para acabar com as barreiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à intolerância. Lutemos por um mundo de razão, um mundo onde a ciência e o progresso conduzam à felicidade de todos os homens.

Soldados! Em nome da democracia, vamos todos unir-nos!

Olha para cima! Olha para cima! As nuvens estão a dissipar-se, o sol está a romper. Estamos a sair das trevas para a luz. Estamos a entrar num novo mundo. Um novo tipo de mundo onde os homens vão subir acima do seu ódio e da sua brutalidade.
A alma do homem ganhou asas e, finalmente, ele está a começar a voar. Ele está a voar para o arco-íris, para a luz da esperança, para o futuro, esse futuro glorioso que te pertence, que me pertence, que pertence a todos nós.
Olha para cima!
Olha para cima!"
(Tradução, Fernando Barroso)

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Como a crise política está afetando a economia...

     Não é de hoje que vimos presenciando um dos maiores assaltos a economia de um país, O PT e seus aliados vem fazendo uma verdadeira devassa no patrimônio público, como jamais vista na história deste país.
     A crise atual tem origem essencialmente em erros de gestão econômica. Além disso, os escândalos de corrupção, o distanciamento entre os partidos e a sociedade e a excessiva polarização da campanha presidencial diminuíram o espaço de diálogo entre os partidos políticos.
     Felizmente, ao contrário do que ocorreu em outros tempos, o país conta agora com sólidas instituições sólidas para gerir a crise. Elas têm demonstrado animadora capacidade de resistir a tensões e pressões. Funcionam. Três instituições básicas têm operado autônoma e eficiente: o judiciário, a imprensa e os mercados.
     Nossas instituições evoluíram sensivelmente nos últimos 30 anos sob regime democrático, o que as torna mais duradouras. Sua solidez é reconhecida internacionalmente. As instituições foram o destaque positivo na divulgação, pela agência de classificação de risco Standard & Poor's, de uma má notícia, isto é, a perspectiva negativa para a nota de crédito do Brasil. Esta nota veio tarde e merecida, pois não é possível que um país não possa fazer um verdadeiro ajuste fiscal, como por exemplo diminuir os seus 39 ministérios, os quais hoje tem um custo maior do que Estados Unidos e Alemanha juntos, uma verdadeira calamidade financeira que fica muito clara para os analistas de fora.
     Enquanto o PT estiver no governo será muito difícil crescermos, aliás a previsão é de piora na economia nos próximos meses, o que na verdade tem como essência a falta de credibilidade no governo atual, logicamente demandado pelas pessoas que pensam. Pois é comum na conversa com algum petista eles fazerem inevitavelmente alguma comparação com o governo do PSDB, ou seja, uma falta absurda de capacidade de poderem se pronunciar com respeito ao governo atual, infelizmente um povo que está acabando com este país, insistindo em colocar ladrões no governo, na sua maioria petistas.
     Naturalmente, não é só o PT que age assim - todos os seus adversários se servem dessa mesma rapadura. Mas os adversários não foram eleitos para a Presidência da República em 2014 - o problema concreto é de quem está sentado, hoje, num cargo ganho com a ajuda de dinheiro que veio do crime...como no caso da Petrobrás, já que é para discutir o passado, que tal falarmos do governo de Getúlio Vargas??? Afinal, a Petrobrás foi criada naquele governo...